Terceirinha

Terceirinha: “Sonic Evolution” – usar o nome dos outros é fácil, difícil é aguentar os ataques. Ou, alguém segure a nossa equipe depois de tanta deslealdade!

Raiva, mágoa e ressentimentos define o atual estado de espírito dos webmasters deste site frente ao projeto “Sonic Evolution”. Para mim, um simples colunista, o sentimento é de revolta, decepção e principalmente prudência frente a mais este problema que nos aflinge.

Pretendo não me estender muito neste artigo e quero ser o mais objetivo possível pois meu intuito aqui não é atacar a honra de ninguém e sim esclarecer e ao mesmo tempo deixar um tímido e contido desabafo.

Mais ou menos um ano atrás surgiu na internet um cara com um projeto de fã-game do ouriço, até ai nada demais pois vários desses projetos surgem por ano, o que chamou nossa atenção foi o nome do game: Sonic Evolution.

Em vários grupos nas redes sociais várias pessoas do fandom Sonic ajudaram o cara a divulgar o seu projeto (ou no caso que apresento abaixo uma crítica ao mesmo, que não deixa de ser uma divulgação, mesmo que indireta e eu pessoalmente fiquei sabendo da existência do mesmo dentro do grupo EAJS no seguinte post (para quem não faz parte do grupo colocarei uma print):

Imagem 1: print do Facebook mencionado no capitulo 1 deste artigo

Veja que eu e o Igor (O HyperSonic, um dos webmasters do site) levamos na brincadeira porém ficamos com um pé atrás quando na mesma notícia ficamos sabendo que a Epic Play abraçou o projeto.

Discutimos algumas vezes se deveríamos ou não comprar briga por causa disso, o consenso na equipe é que era apenas um codinome que seria abandonado ao longo do projeto.

O problema é que erramos, não há indícios que “Sonic Evolution” seja um nome temporário e sim um nome definitivo.

Nós da Sonic Evollution (com dois L’s) ficamos tristes em nossa sala da Ressaca Friends de 2016 feito em dezembro último quando muita gente veio perguntando sobre o fã-game e sobre a Planeta Sonic. E explicar para cada um que perguntou que somos um site mais velho que este projeto de fã-game foi complicado e cansativo.

Foi quando nos demos conta que nosso site praticamente desapareceu do Google e do Bing nas primeiras páginas ao pesquisar o termo “Sonic”, enquanto que o projeto da Epic Play aparece na primeira ou segunda página.

A gota d’água veio nessa semana quando a UOL divulgou essa matéria sobre o game.* (print)

Com alcance da UOL agora muita gente vai conhecer o game “Sonic Evolution” mantido por uma empresa com muitos recursos da qual discordamos de suas práticas e de seu dono enquanto que nós que existimos desde 2010 vamos ser taxados injustamente de “copiões e babacas” por pessoas desinformadas daqui para frente, pois não temos como explicar pessoalmente para todas as pessoas que nós, a Sonic Evollution (com dois L’s) veio primeiro.

O nome do site com dois L’s aconteceu porque o domínio sonicevolution.com já estava registrado em nome de uma empresa canadense desde 2007 (uma rápida pesquisa em qualquer whois dá para comprovar isso) e portanto usamos os dois L’s quando o site teve seu nome definitivo adotado no final de 2010.

Deslealdade

Não dá para defender a Epic Play com argumentos de ignorância, ou seja, que eles não sabiam da nossa existência, pois o seu proprietário, o Jean Felipe foi em 2014 em nossa sala da Ressaca Friends e conversou por mais de 40 minutos com os webmasters do site.

Na época ele foi conversar sobre a treta com a turma da Portal Sonic e nos surpreendeu com o nível de arrogância e intimidação, onde a conclusão da conversa nas entrelinhas foi: “Ou é nosso parceiro ou estarão contra nós.

Por isso a equipe da Sonic Evollution (com 2 L’s) está irritada e bufando por causa desse game, a teoria plausível que chegamos foi que a Epic Play encampou e manteve o nome do game para nos prejudicar, sendo pura vingança frente as Terceironas/Terceirinhas, aquele maldito pressrelease que escrevi em 2014 e a negativa dos webmasters em não aceitar uma parceria com Epic Play.

Afirmo que foi deslealdade do Jean Felipe pois ele sabia de nossa existência desde 2014, se fosse uma pessoa responsável e sensata pensaria e conversaria com o dono do projeto para renomeá-lo pois já existe um site brasileiro com este nome.

Antes de você me chamar de “chorão”, “treteiro” ou “babaca” pense de forma inversa, se eu criasse uma empresa chamada “Epik Play” e fizesse de tudo para a mesma competir no mesmo seguimento da “Epic Play” do Jean e conseguisse mais sucesso que ele, será que o mesmo não ficaria magoado? Provavelmente, entenderam o ponto?

O termo “Sonic Evolution” com um ou dois L’s não pode ser formalmente registrado por ninguém pois Sonic é uma marca registrada da SEGA e com certeza, tanto nós da SE quanto a Epic Play teriam negado o registro da marca no INPI. Portanto não tem como nós da SE acionarmos judicialmente o Jean e sua empresa.

Mas que é uma sacanagem, é!

Nós da Sonic Evollution (com dois L’s) nos antecipamos e compramos o domínio “sonicevolution.com.br” no Registro.br e o mesmo já está redirecionando para nosso site mas o estrago na cabeça dos gamers já está feito.

Se a Epic Play e a Planeta Sonic fossem leais, éticos e bons competidores eu esperaria um pedido público de desculpas e a mudança imediata do nome do projeto, mas como eles não são assim, provavelmente vão nos ignorar.

Isso já aconteceu conosco em 2009 quando pensamos em batizar este espaço de “Cyber Sonic” mas nós mudamos pois existia um blog gringo com este nome (e também era uma marca registrada de uma empresa de higiene bucal).

Ninguém tem paciência comigo …

A Sonic Evollution (com dois L’s) paga caro por manter este colunista que vos escreve, a raiva, a indignação e a frustração atual de toda equipe (não apenas dos webmaster) é a consequência mais dura de manter uma única pessoa com um pensamento não alinhado com o establishment.

Estou custando muito caro para a Sonic Evollution (com dois L’s) manter a coluna Terceirona.

O que me irrita é justamente esse jogo sujo, estrangular o site até o mesmo quebrar ou mudar e aderir ao discurso deles (e cortando cabeças).

O Jean em 2014 foi na sala de nosso site apenas para reclamar deste colunista, que na época da treta com o #QuantaBaixaria cheguei a fazer um questionamento, de onde estava vindo o dinheiro para a Epic Play montar seu primeiro evento que aconteceu naquele ano, será que foi financiamento privado ou teria dinheiro público?

E olha que quando falei em dinheiro público não acusei de ilegalidades já que é possível ter apoio estatal completamente dentro da lei.

E claro, a dureza que mantive durante toda aquela treta deixou o Jean puto com este colunista.

O que há errado com o contraditório? Sabe, isso está cada dia mais comum no Brasil. Eu chamo esse fenômeno carinhosamente de “Síndrome de Rede Globo”.

Se alguém chegasse e fizesse essa mesma pergunta para nós da Sonic Evollution (com dois L’s), de onde tiramos o dinheiro para as salas do Ressaca Friends, responderíamos calmamente: É nosso próprio dinheiro e se dúvidas continuassem, apresentaríamos cópias dos contratos e notas fiscais.

Ponto. Problema resolvido, precisa ir num evento fantasiado de Ash pedir a cabeça de um cara que nem faz parte oficialmente da equipe? Que é apenas um colaborador?

Sabe, não faz o menor sentido.

E claro, nos dias de hoje por causa de outros textos que publiquei aqui ele tem muito mais motivo para não gostar de mim.

Não gosta do que escrevo, então ignore ou guarde a raiva para você, não seja desleal ao ponto de prejudicar mais de 5 pessoas apenas para atingir um único colunista.

A internet abriu as portas para novos ares, mas infelizmente as malditas práticas da imprensa tradicional ainda predominam, o que é contraditório pois a Epic Play e a Planeta Sonic sempre se posicionam contra “a mídia tradicional” mas fazem questão de usar as mesmas práticas.

Sei que vou iniciar mais uma treta com este texto, mais uma briga a ser comprada. Não me importo, estou fazendo o que acho certo e a menos que a própria Sonic Evollution (com dois L’s) peça para eu não escrever mais aqui, enquanto eu tiver esse espaço vou contestar o que acho que deva ser contestado.

Alguém segura a equipe do site que tem dois L’s em seu nome

E antes que você me chame de arrogante, feio, gordo patético e retardado treteiro saiba que se depende-se da equipe da Sonic Evollution (com dois L’s) a resposta a este imbróglio todo seria uma baixaria enorme pois a essa situação nutriu uma raiva muito grande na equipe.

Tive que segurar (literalmente) um dos webmasters do site para não jogar o celular na parede de raiva quando viu a matéria do UOL no topo do Google Notícias. Publicamos há quase 10 anos e nunca conseguimos essa notoriedade. Foi algo bastante frustrante para todos nós.

Sim, estou sendo duro nesse artigo mas também como sempre estou sendo respeitoso. Fiquem cientes que neste caso este artigo é a voz mais prudente dentro da Sonic Evollution (com dois L’s).

Nossa equipe neste começo de 2017 trabalhou duro para apresentar o novo site no WordPress com incontáveis correções em relação ao sistema anterior e pense na frustração de quando foram no Google/Bing Webmasters e descobre que um projeto de um site concorrente com o mesmo nome está ofuscando todo esse trabalho?

Certeza que você também ficaria puto.

Apelo

Se você conhece o dono desse fã-game, passe esse artigo para ele e explique que já existe um site com o nome do game que está desenvolvendo. Eu não conheço o rapaz e não tenho nada contra ele pessoalmente ou seu projeto.

Se ele for uma pessoa sensata, nem precisa me responder (se o fizer poderá perder o patrocínio do Jean, pois é assim que a banda toca no lado de lá) basta ele mudar o nome do projeto.

E deixo a pergunta para Sr. Jean e Miller, se a Sonic Evollution (com dois L’s) é tão insignificante como muitos da sua equipe já disseram publicamente, porque tentam nos sabotar de todas as formas possíveis? Eu bem que gostaria de esquecer vocês e escrever sobre outras coisas aqui, mas você insistem em ficar me lembrando. É dose …

–//–

* Essa matéria no UOL abre vários outros questionamentos mas o texto onde abordo esse tema ainda não está concluído. Semana que vem um novo artigo sobre o projeto em si e muitas dúvidas que pairam no ar.

Texto exclusivo da SonicEvollution.com

Download deste artigo: [PDF][HTML] (OneDrive)

Todas as colunas escritas pelo Casper na Sonic Evollution

Disclaimer: A opinião e as convicções e repostas contidas neste artigo não expressam e não refletem a opinião dos webmasters da Sonic Evollution e sim as opiniões do seu autor.

Sobre o autor

Casper

Edson A. Rodrigues, 32 anos, paulistano, formado em Ciências da Computação e um nerd/gamer desde criancinha que usa a alcunha de Casper por ser um branquelo que não vai à praia. É o webmaster do site Na Casa do Fantasma e dono do canal homônimo no Youtube e colunista/conselheiro/newswriter da S.E. :)