Curiosidades

Curiosidades sobre Sonic the Hedgehog

Rivalidade que marcou época: referência de Mario em Sonic the Hedgehog 1

Essa imagem que você vê acima foi retirada da fase Marble Zone, segundo estágio do primeiro jogo do ouriço. Espalhados pela fase, os templos de mármore traziam gravuras que lembravam muito o personagem da Nintendo, grande rival de Sonic na época, o Super Mario.

A grande sacada da SEGA ao colocar a sátira foi referir-se ao encanador gorducho como um personagem do passado e que o ouriço seria a grande inovação da época.

Infelizmente, hoje não há grandes referências ao personagem em jogos mais recentes, inclusive, as duas empresas são parceiras em produção de jogos para o Sonic e lançaram uma série comemorativa aos jogos olímpicos com os dois rivais, que começou com Mario & Sonic at the Olympic Games e o mais recente Mario & Sonic at the Olympic Games Rio 2016.

História e Dr. Eggman

Josef Stalin foi um grande ditador russo que liderou a União Soviética até 1953, ano de sua morte. Visto pelo Estados Unidos e Japão como “imperador do mal”, o mesmo serviu de grandes inspirações para a personalidade de Dr. Eggman, por ser tirânico, calculista, ganancioso e orgulhoso.

Karl Marx foi um filósofo, sociólogo e economista até 1883, grande revolucionário na época. O alemão deu grandes traços de sua aparência ao doutor!

Homenagem de um fã

Em Sonic the Hedgehog 2 foi introduzida a primeira transformação do ouriço, o Super Sonic, que o deixa com uma super velocidade, defesa aumentada e o mais interessante: Sonic fica com uma cor amarelada e com os espinhos para cima, lembrando muito o Super Sayajins de Dragon Ball!

Há muito indícios que Yuji Naka, o programador dos jogos do ouriço na época, era fã da série de Akira Toriyama e fez uma clara menção a seu anime favorito – embora o mesmo já tenha negado a informação.

A big blue dos games

Fundada em 1940 por Martin e Irving Bromley e James Humpert como Standard Games, a SEGA foi inicialmente criada para fornecer equipamentos de entretenimento para soldados da base militar dos Estados Unidos, na época da Segunda Guerra Mundial.

Na década de 50, o americano David Rosen queria expandir seus negócios para o mercado de jogos eletrônicos e no ano de 1965, a Rosen Enterprises – empresa de David – e a SEGA se fundiram e criaram a SEGA Enterprises.

As origens de Shadow e Silver the Hedgehog

Em sua fase de desenvolvimento de Sonic Adventure 2, Shadow the Hedgehog era chamado de Terios (reflexo em japonês).  Já o ouriço prateado Silver tinha o codinome Venice the Mink, que seria inicialmente seu nome.

A primeira voz do ouriço

Uma das grandes novidades em Sonic Adventure foi o mesmo ser um dos primeiros jogos do Sonic em que os personagens foram dublados. O ator americado Ryan Drummond foi o primeiro a emprestar a sua voz ao blue blur, onde realizou diversos trabalhos na série, como em Sonic Shuffle, Sonic Heroes, além de Sonic Adventure 2. Em jogos mais recentes, o trabalho é feito por Roger Craig Smith.

A civilização de Knuckles

O desenrolar do enredo de Sonic Adventure mostra a antiga civilização dos echidnas, na qual Knuckles e Tikal descendem. Muitas das características descritas no jogo sobre este povo são verídicas, baseando-se na civilização Maia.

O nome da personagem Tikal, inclusive, tem total concordância com o enredo. Os maias construíram um grande templo cerimonial em uma das mais importantes cidades daquela sociedade, que era utilizado para cultos religiosos, políticos e comerciais, o mesmo que encontramos em Mystic Ruins e uma das áreas frequentadas pela personagem.

Arte em Sonic the Hedgehog 1

O primeiro Special Stage de Sonic em Sonic the Hedgehog 1 para Mega Drive contém uma animação de pássaros se transformando em peixes, clara referência à Sky and Water, uma obra de Maurits Cornelis Escher.

Annie, are you ok?

O rei do pop Michael Jackson trabalhou na composição da trilha sonora de Sonic the Hedghog 3 durante o seu desenvolvimento. Você pode observar abaixo, dois vídeos em que mostram algumas músicas do game com uma grande semelhança com as músicas do astro.

Infelizmente, Michael Jackson teve envolvimento com casos de pedofilia na mesma época, fazendo com que o mesmo largasse a linha de frente do trabalho onde nem ao menos foi citado nos créditos.

Sweet Sweet Sweet…

O grupo Dreams Come True foi a compositor da ending e de muitas outras músicas de Sonic the Hedgehog 2. Conhecida como Sweet Sweet Sweet (sendo Sweet Dreams na versão em inglês) a ending foi remixada em 2006 pelo artista Akon para a versão PS3 e 360 do game Sonic the Hedgehog 2006. Abaixo você pode ver a versão em inglês da música. Caso queira ouvir a versão japonesa, clique aqui.

Ashura

File:Ashura.png

O bug mais conhecido da série Sonic é sem sombra de dúvidas esse Sonic verde e preto aí da foto. “Ashura”, como foi apelidado pelos fãs, se tornou um dos mais conhecidos e populares giltches da história dos videogames. É bem simples de fazer: basta entrar na Emerald Hill com o Debug Mode ativado e começar a colar várias cachoeiras pela área. Eventualmente, o sprite do Sonic vai ficar com as cores que você vê na foto.

Isso acontece por causa do limite na paleta de cores do Mega Drive. Esse glitch pode afetar também as cores de certos objetos da fase, sendo possível realizar esse glitch apenas na Emerald Hill acts 1 & 2.

Fases Perdidas

Com certeza a fase mais famosa em que a SEGA infelizmente não colocou na versão final de Sonci the Hedgehog 2: a Hidden Palace Zone pode ser acessada pela ROM Beta e pelo código do Game Genie (ACLA-ATD4). O que podemos notar sobre a fase é seu cenário magnífico, que mais para frente, seus elementos foram utilizados em outras fases e games do ouriço. É realmente uma pena a fase não ter sido utilizada! Recentemente, a fase foi oficialmente disponibilizada como fase opcional seguida da Mystic Cave na versão relançada do mesmo jogo para dispositivos móveis.

Ainda no mesmo jogo, uma fase muito bem trabalhada, mas infelizmente inacabada, a Wood Zone só contém um ato pelo fato de ter sido abandonada durante seu desenvolvimento. Ela seria uma das primeiras fases do ouriço a se passar em uma floresta. Ela foi substituída pela Aquatic Ruin Zone.

Praticamente o mesmo caso de Wood Zone, mas ela simplesmente foi uma fase de demonstração. A Dust Hill seria a primeira fase do ouriço que se passava no deserto, mas quando a acessamos em Sonic the Hedgehog 2 em sua versão beta, vamos diretamente para a Mystic Cave Zone.

Sobre o autor

Hyper Sonic

Meu nome é Igor, tenho 20 anos, fundador e webmaster do site SonicEvollution.com. Presente e atuante na comunidade sônica desde 2008, através da Sonic Evollution (atualmente).