Notícias

Antigo membro da Sonic Team liberou o plano original de fases e enredo para Sonic 2 do Mega Drive

Face 1 (presente)

Hirokazu Yasuhara conhecido no ocidente como “Carol Yas” foi o responsável pelo level design e o game planner dos primeiros jogos do Sonic e a poucos dias atrás em uma conferência na Polônia em palestra o mesmo divulgou o plano original de fases e enredo (concept arts) para o game mais popular da franquia: Sonic the Hedgehog 2 para Mega Drive.

O jornalista Brandon Sheffield tirou fotos dos slides apresentados pelo “Yas” que membros do fórum Sonic Retrô compilaram as mesmas em um post que revela como deveria ter sido Sonic 2, um jogo completamente diferente do que existe hoje.

Antes de qualquer explicação, veja as imagens (clique nas mesmas para ampliar):

[Mirror da galeria acima no Imgur]

A viagem no tempo

A divulgação destes planos abandonados confirma uma antiga teoria que não estava nos planos da SEGA lançar o jogo “Sonic CD” e que a continuação de Sonic 1 seria lançada para o novo acessório/console da SEGA, o SEGA CD e que este game teria viagens no tempo.

Ocorreu que devido as limitações do Mega Drive, do curto espaço de tempo (um ano) e a incógnita que era o SEGA CD na época fez a Sonic Team abandonar essa ideia e reutilizá-la em conceito num game específico para o novo console/acessório (Sonic CD) fazendo o jogo de continuação do Sonic 1 do mesmo estilo, ou seja, um game linear.

O plano acima relatado nas imagens foi abandonado mas o que já estava sendo feito em termos de artes (gráficos como sprites e background, badnicks e músicas) não foram totalmente descartados já que algumas fases foram mantidas e construídas de forma linear dando origem ao game mais vendido de toda franquia até os dias de hoje.

As Fases

A revelação principal é que a ilha onde se passa Sonic 2 para o Mega seria muito parecida com a ilha de Sonic 1 para o Master System, creio eu que seria a mesma ilha.

Cada face da ilha teria um conjunto de fases:

Face 1 (tempo presente – linha principal):

  • Green Hill
  • Wood Zone
  • Ocean Wind Zone
  • Sand Shower Zone
  • Metropolis Zone
  • Pirâmide Warp

Face 2 (futuro ruim)

  • Chemical Plant Zone
  • Casino Night zone
  • Genocide City Zone

Face 3 (passado)

  • Hill Top Zone
  • Blue Lake Zone
  • Tropical Land Zone
  • Rock World Zone
  • Olympus
  • Pirâmide Warp

Face 4 (presente bom ou futuro bom – não foi bem explicado)

  • Dust Hill Zone
  • Oil Ocean Zone
  • Rock World Zone

Ao todo são 17 fases das quais apenas 5 foram mantidas e desenvolvidas no game final (Metropolis Zone, Casino Night Zone, Chemical Plant Zone e Oil Ocean Zone), ou seja, 12 fases inéditas e até então desconhecidas do grande público veio a tona com essa palestra e onde fica claro que apesar de não conhecemos o enredo completo colocado nesse plano ele seria distinto do jogo final que conhecemos e amamos.

Opinião: Sonic 2 não como é mas como teria sido

Esse assunto me interessa muito pois foi graças a essas teorias que motivaram-me a escrever sobre Sonic no início da década de 2000 na Power Sonic (pouca coisa sobreviveu do que escrevi como partes do texto dessa página). Sonic 2 e seus segredos sempre me fascinaram e esta revelação trouxe a tona muitas respostas que nós fãs do game sempre tivemos, alias, se o Carol Yas escrevesse um livro sobre isso, mesmo que em inglês eu provavelmente compraria.

Muitas coisas são esclarecidas mas como se trata de Sonic 2 novos mistérios pairam no ar, por isso mesmo acredito que muitas perguntas vão ficar sem respostas.

Descobrimos como Sonic 2 deveria ter sido mas não como ele foi criado. O jogo desde seus mais remotos prototipos descobertos até agora revelam um jogo linear como Sonic 1. Mas essa descoberta acaba com uma dúvida que eu sempre tive do famoso “nick arcade proto” que chamo carinhosamente de Sonic 2 Alpha (escrevi sobre o mesmo na Power Sonic em 2006, clique aqui para ler): A Green Hill. Eu não entendia porque a mesma estava lá e até especulei que seria sobra do Sonic 1 e agora fica claro, a mesma faria parte do jogo e foi devidamente substituída pela Emerald Hill ao longo do desenvolvimento e abandono completo do plano original.

Seja como for ambos os games resultantes deste plano, Sonic 2 e Sonic CD são clássicos para mim e excelentes games na minha opinião. Se esse Sonic 2 deste plano seria ou não um bom jogo isso eu não sei e isto é algo que vamos ficar discutindo para sempre.

Para terminar, com essa descoberta podemos concluir que:

1) Ao contrário do que sempre imaginei realmente teve um plano para viagem no tempo em Sonic 2, sempre pensei que isso fosse confusão das revistas da época. Fica claro que o plano realmente existiu e que a SEGA sempre foi uma peneira onde vaza-se de tudo.

2) O plano existiu mas muito diferente do que o povo imaginava, muitas pessoas sempre pensaram que a Wood Zone seria o passado da Metropolis Zone e agora fica claro que não, ambas seriam fases do presente do jogo e tantas outras suposições também caem por terra, existiriam outras fases em outros ambientes, algumas completamente diferente do que foi desenvolvido.

3) 17 fases mais os especiais: Seria um jogo enorme, ainda mais se cada fase tivesse 2 atos (fica subentendido que não, só a Genocide City e a Rock Zone teriam dois atos). Com esse plano acima fica evidente o motivo do abandono do projeto antes mesmo do desenvolvimento prático: Um jogo deste tamanho não caberia em um cartucho do Mega Drive sem algum tipo de gambiarra que geralmente deixaria o game mais caro. A ideia foi abortada por um bom motivo na minha opinião.

4) E a Hidden Palace? Sabemos que ela foi a primeira a ser desenvolvida mas a mesma não aparece no esquema acima. Algumas pessoas estão dizendo que a mesma pode esta debaixo da Piramide de Warp (que transporta o Sonic de um tempo para o outro) o que faz sentido se levarmos o que existe em Sonic 3 & Knuckles (Sandopolis, Lava Reef e Hidden Palace) mas isso tudo é mais teorias de fãs pois pelo plano fica até difícil vislumbrar um Super Sonic ou mesmo as Time stones de Sonic CD)

5) Não existe as fases finais do Sonic 2 final (Sky Chase, Wing Fortress e Death Egg) ou seja, o final do jogo seria diferente e por consequência o enredo de Sonic 3 também seria completamente diferente. Como não tenho mais detalhes do que falou o Carol Yas nesta palestra talvez o game não teria uma ordem definida de fases e o final só fosse liberado quando vencesse todos os chefes e desafios nas fases. Uma dinâmica um pouco diferente do que eles usaram no Sonic CD que você tinha missões definidas em cada fase e o jogo possui uma ordem de acontecimentos e de fases.

O que acha de mais essa descoberta? Tem suas teorias? Comente abaixo 🙂

Fonte: Sonic Retro via EAJS.

Baixe esse texto [pdf][html] (OneDrive)

Texto original da SonicEvollution.com

Todas as colunas do Casper na Sonic Evollution

Outras notícias e textos do Casper na Sonic Evollution

Disclaimer: A opinião e as convicções e repostas contidas neste artigo não expressam e não refletem a opinião dos webmasters da Sonic Evollution e sim as opiniões do seu autor.

Sobre o autor

Casper

Edson A. Rodrigues, 32 anos, paulistano, formado em Ciências da Computação e um nerd/gamer desde criancinha que usa a alcunha de Casper por ser um branquelo que não vai à praia. É o webmaster do site Na Casa do Fantasma e dono do canal homônimo no Youtube e colunista/conselheiro/newswriter da S.E. :)